top of page

Qual é o futuro dos suplementos naturais perante a Pandemia?

  • marketing21391
  • 10 de jun. de 2021
  • 4 min de leitura

Atualizado: 15 de set. de 2021



Olá, espero que você e sua família estejam bem e seguros! Quando tudo parecia estar se acalmando, lá vem mais uma onda do vírus (SARS – Co V-2) e dá uma sacudida em todo mundo… Já faz mais de um ano que estamos aprendendo a fazer diferente, inovar e entender o que realmente o consumidor deseja.


Quem é empreendedor sabe e por muitas vezes passou por fases difíceis, é claro que não é só em momento de pandemia que os altos e baixos existem, mas agora envolve muitos fatores internos e externos, gerando questionamentos e um deles é: Será que vale a pena investir em novos produtos, ou em uma nova ideia?


É a partir deste pensamento, que trouxemos um pouco sobre o futuro dos suplementos alimentares, suas tendências e o enigma se vale mesmo a pena investir em produtos naturais!


O primeiro ponto que é legal você saber, é que fomos atrás de números reais. Traçamos algumas pesquisas que apontam a realidade do segmento de suplementos alimentares e trouxemos aqui para discutirmos.


A empresa Intelipost desenvolveu uma pesquisa com algumas tendências para 2021, o estudo aponta que o segmento: Saúde, cosméticos e cuidados cresceu 126%, sendo o terceiro setor que mais cresceu no Brasil. E este número tende a crescer com a demanda do público por cuidados pessoais.


Outro ponto que vai fazer a cabeça dos empreendedores é o investimento no ambiente virtual, o mesmo teve seu destaque frente a loja física. As compras online em 2020 tiveram um aumento de 109% comparado com 2019. E em 2021 esse número vai crescer, pois as pessoas que não eram adeptas às compras online, experimentaram e muitas delas, certamente vão continuar neste estilo de compra.

“Em março de 2020 houve um crescimento de 54% em relação a 2019.” (IQVIA)

Este número foi divulgado pela IQVIA em seu relatório anual. Demonstrando o quanto a pandemia afetou o comportamento do consumidor, fazendo com que ele, além de comprar no digital, busque e consuma mais suplementos alimentares, dentre elas vitaminas e componentes para imunizar o organismo.


Alguns estudiosos apontam que a pandemia terá seu fim em 2021, outros que durará por mais alguns anos… Ninguém tem uma afirmativa dos fatos, mas o que podemos lhe afirmar, com certeza, é que independente do que aconteça no cenário da pandemia, as pessoas estão cada vez mais aptas a cultivar bons hábitos, com o propósito master de cuidar da sua saúde e de seus familiares. Assim buscando ter o sistema imunológico com bom funcionamento.

“São mais de 2.5 milhões de consumidores no país.” (Abenutri)

O mercado de Suplementos Alimentares cresce cada vez mais, isso porque a demanda por produtos naturais teve uma alta considerável, principalmente no ano de 2020 em razão da pandemia.


E são hábitos que ao que tudo indica se manterá ativo até mesmo pós pandemia, pois o consumidor entendeu a importância de se cuidar e consumir produtos naturais.


Ok, estes são alguns dados que demonstram que sim, vale a pena investir em Suplementos Alimentares, mas vamos evoluir nossa conversa e entender quais são as possibilidades de segmentos dentro desta área.

O que estamos percebendo de alguns segmentos da área de Suplementos Naturais perante cenário epidêmico.

Distribuidor

Faturamento do atacado distribuidor cresce 4,5% (ABAD). Este segmento tem uma grande demanda, e muitos empreendedores estão ousando criar sua própria linha de produtos, visto a demanda do público.

Farmácia

Farmácias são o maior canal de vendas dos Suplementos Vitamínicos e Minerais na América Latina. Principalmente devido à prevalência cultural do canal no Brasil, onde responde por 83% das vendas. (ABIAD)

Clínicas Estéticas

Os “Cosméticos in.” prometem ser a nova estrela de 2021, a beleza de dentro para fora movimentou mais de 107 bilhões, dados do Sebrae. Cada vez mais as pessoas buscam cuidar de dentro para fora e os nutricosméticos são a resposta para essa necessidade.

Academias

Estima-se que 50 milhões de pessoas pratiquem atividade física no país, e apenas 10% tomem suplemento alimentar. O potencial de crescimento é grande. (Presidente da Abenutri). Ter uma linha própria dentro da academia pode ser uma peça chave para alavancar seus números, além de oferecer produtos de qualidade ao seu cliente.

Laboratórios

Atualmente o mercado mundial de vitaminas e suplementos alimentares, de acordo com a Euromonitor, é de quase 110 bilhões de dólares. Ter matérias-primas de qualidade se tornou um diferencial na produção de uma fórmula e produto.

Indústria

Em 2020 o segmento saúde, cosméticos e cuidados cresceu 126% (Intelipost). Terceirizar a mão de obra e focar no fechamento de novos negócios e o ponto aqui, e em 2021 este número tende a aumentar, se tornando uma ótima oportunidade de investimento.

Franquia

O setor de franquia obteve um crescimento de 6.9% no faturamento, 6 vezes maior que o aumento do PIB Brasileiro do mês no mesmo período do ano anterior (ABF).

Supermercado

3.94% foi o crescimento em Agosto de 2020, sendo que os supermercados foi um dos segmentos que mais cresceu em 2020 pela alta demanda, dentre os itens o chá, teve uma alta procura.

Venda Online

109% foi o aumento no volume de compras online em 2020 em comparação com 2019. (Intelipost). E a adesão por compras online teve um boom que dificilmente cairá em 2021.


Estes são alguns dos pontos que trouxemos para você analisar e traçar suas estratégias para 2021. Lá no início tínhamos o seguinte questionamento: Qual será o futuro dos suplementos naturais perante a pandemia?


Após todos estes dados podemos lhe afirmar que vemos um cenário altamente promissor, então não tenha dúvidas que é um dos melhores mercados para investir e alavancar seus negócios!


Saiba como fazer parte deste segmento acessando aqui.

Comments


Contatos

+55 49 3433 0100

atendimento@botta.com.br

Rod Br. 282 KM 511 | Xanxerê | Santa Catarina

Siga-nos
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

Todos os Direitos Reservados. As informações aqui contidas destinam-se ao público em geral.

Em caso de dúvidas, favor contatar o nosso Serviço de Atendimento ao Consumidor.

© Copyright - Grupo Botta | Todos os Direitos Reservados

bottom of page