Aba 1

Postado em 19 de Outubro de 2017 às 09h01

Câncer de Mama masculino

Grupo Botta - Indústria de Produtos Naturais e Empreendimentos As campanhas do outubro rosa sempre se destinam as mulheres, mas os homens precisam saber que o câncer de mama não se restringe só a elas. Conforme os dados do...

As campanhas do outubro rosa sempre se destinam as mulheres, mas os homens precisam saber que o câncer de mama não se restringe só a elas. Conforme os dados do próprio Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama nos homens é raro, mas representa 1% do total de casos da doença. Em 2013, o Inca registrou 14.388 casos de morte por câncer de mama, desse total 181 foram de homens. Isso representa 1,2% das mortes.

Os homens têm tecido mamário e podem desenvolver o câncer de mama. A maioria das informações sobre o tratamento de câncer de mama em homens vem da experiência dos médicos com o tratamento do câncer de mama em mulheres. Os casos de câncer de mama em homens ainda são poucos e impedem o estudo mais detalhado.

Fatores que podem aumentar o risco de um homem desenvolver câncer de mama:

Envelhecimento. O envelhecimento é um fator de risco importante para o desenvolvimento do câncer de mama em homens. Os homens são diagnosticados em média aos 68 anos.

Histórico Familiar. O risco de câncer de mama aumenta se parentes próximos da família tiveram câncer de mama. Cerca de 20% dos homens com câncer de mama têm parentes de primeiro ou segundo grau do sexo masculino ou do sexo feminino com a doença.

Mutações Genéticas Hereditárias. Homens com alterações no gene BRCA2 têm um risco aumentado para câncer de mama.

Síndrome de Klinefelter
. Os homens com síndrome de Klinefelter têm testículos menores que o normal. Muitas vezes, eles são inférteis, por não produzirem espermatozoides funcionais. Alguns estudos mostraram que homens com a síndrome de Klinefelter são mais propensos a ter câncer de mama do que homens sem a doença.

Exposição às Radiações. Os homens que já fizeram radioterapia da parede torácica para outras doenças, como por exemplo, linfoma, tem um risco aumentado de desenvolver câncer de mama.

Alcoolismo. O alto consumo de bebidas alcoólicas aumenta o risco de câncer de mama em homens. Isso pode ser devido aos efeitos do álcool sobre o fígado.

Doença Hepática. O fígado desempenha um importante papel no metabolismo dos hormônios sexuais. Os homens com doenças no fígado, como cirrose, têm níveis relativamente baixos de andrógenos e níveis mais altos de estrogênio. Eles têm ginecomastia e um risco aumentado de câncer de mama.

Tratamento com Estrogênio. Medicamentos com estrogênio usados na terapia hormonal do câncer de próstata podem aumentar ligeiramente o risco de câncer de mama.

Obesidade. A obesidade é, provavelmente, um fator de risco para câncer de mama masculino, uma vez que as células de gordura do corpo convertem os hormônios masculinos (andrógenos) em hormônios femininos (estrogênios). Isso significa que os homens obesos têm níveis mais altos de estrogênio em seu corpo.

Condições dos Testículos. Alguns estudos sugerem que certas condições, como ter um testículo encarcerado, ter caxumba quando adulto ou tiver um ou ambos os testículos removidos cirurgicamente (Orquiectomia) pode aumentar o risco de câncer de mama masculino. Embora esse risco seja baixo.

Exposição Ocupacional. Alguns estudos sugerem um aumento do risco em homens que trabalham em ambientes quentes, como as siderúrgicas. Homens expostos a vapores de gasolina também podem ter um risco aumentado. Entretanto, mais pesquisas são necessárias para confirmar estes resultados.

Alguns sinais e sintomas podem sugerir que um homem tenha câncer de mama, mas será necessária a realização de exames e biópsias para confirmar o diagnóstico. Os principais tipos de tratamento para o câncer de mama em homens são a cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e a terapia alvo.

Fonte: CháMais

Veja também

Diretores da Fiat Botta participam do 26º Congresso & Expo Fenabrave!17/08/16 Os CEOs da Concessionária Fiat Botta, Sandro e Gilvana Botta estão participando do 26º Congresso & Expo Fenabrave. O evento acontece nos dias 16 e 17 de agosto no Expo Center Norte em São Paulo. Até o momento cerca de três mil visitantes e congressistas passaram pelo local. A ExpoFenabrave é a maior feira de negócios voltada ao Setor da......
O melhor Fiat Ducato para seu negócio28/05 DUCATO CHASSI DESIGN EXTERNO - UM PROJETO COMPLETAMENTE NOVO. Desenvolvido para facilitar o dia a dia dos seus negócios, o Fiat Ducato conta com linhas mais dinâmicas e modernas. Para-choques mais robustos e divididos em partes, o que......
Fiat Cronos marca novo tempo para os sedãs no mercado brasileiro05/03 Design de caráter esportivo e personalidade própria sem abrir mão de amplo espaço interno e um dos maiores porta-malas da categoria, com 525 litros. Conteúdo tecnológico inclui sensor de pressão dos pneus......

Voltar para Notícias