Notícias › A importância do nutricionista

A nutrição adequada e balanceada é essencial para uma vida saudável e plena. As suas escolhas alimentares diárias afetam diretamente a sua saúde e o seu bem-estar. Por isso uma boa nutrição é uma parte relevante do processo de se levar uma vida sadia.

Os hábitos alimentares pouco saudáveis contribuem para a epidemia de obesidade que assola o nosso mundo, mas não é apenas na obtenção de calorias que a má alimentação influencia. Uma dieta pobre está associada a grandes riscos para saúde, desde a influência do humor até no surgimento de doenças cardíacas, diabetes, hipertensão, osteoporose e até câncer.

O papel do nutricionista é atender especialmente a questão da modificação no padrão alimentar das pessoas que tem consumido muitas gorduras saturadas, açúcares e comidas “prontas” (alimentação fora de casa), tornando-as obesas, sedentárias, tristes e com uma expectativa de vida menor do que o convencional.

Um nutricionista pode oferecer orientação sobre como atingir os seus objetivos desenvolvendo planos de refeições e educação sobre o controle de porções, além de descrever dietas especiais para o tratamento ou prevenção de doenças.

Além disso, o profissional atua na gestão participativa em restaurantes, lanchonetes e cadeias de refeições calculando e analisando os valores nutricionais dos alimentos e no planejamento de cardápios adequados para suprir as necessidades diárias.

Ao fazer as escolhas inteligentes dos alimentos, você pode ajudar a se proteger contra todos os problemas supracitados. Este investimento é importante para atingir a longevidade.

Fonte: NetNature

Voltar para Notícias