Aba 1

Postado em 25 de Agosto às

A importância do design de embalagem

A embalagem é o principal elemento de conexão e de comunicação entre o consumidor, o produto e a marca. É um dos principais fatores que impulsionam a venda do produto. Se a embalagem não for condizente com o produto, não chamar a atenção de quem o compra, a chance do consumidor não perceber o produto é maior.
É pela embalagem que começa o contato mais próximo do cliente/consumidor com o produto. Mesmo antes de qualquer outra decisão, ele é impactado pela embalagem, e dela pode depender seu próximo passo. Por isso, é um dos principais fatores para a venda.
Entre os atributos mais facilmente perceptíveis gerados pelo design estão: praticidade, conveniência, facilidade de uso, conforto, segurança e proteção ao produto.

Além disso o design agrega valor aos produtos ao adequá-los de forma eficiente às necessidades e expectativas do consumidor e definir seu posicionamento correto no mercado. Estes valores podem ser emocionais, mas geram reflexos práticos bastante objetivos como percepção de funcionalidade, identidade, personalidade e, principalmente, fidelidade à marca.

Um estudo realizado pela CNI (Confederação Nacional das Indústrias) indica que 75% das empresas que investiram em design registraram aumentos em suas vendas, sendo que 41% também conseguiram reduzir os seus custos. A pesquisa mostrou ainda que entre produtos semelhantes, o consumidor acaba preferindo o que possui a embalagem mais atraente, bela e prática, estando inclusive disposto a experimentar uma marca nova se a embalagem desta possuir tais características, já que isso está diretamente relacionado à valorização da auto-estima do consumidor.

Mais recentemente, as pequenas e médias empresas também perceberam que podem e devem investir em design para serem competitivas. Mais do que isso, viram que design não é um serviço de luxo, ao contrário, trata-se de um serviço altamente especializado, com uma ótima relação custo x benefício e que pode ser facilmente incorporado ao seu cotidiano.

Seja a empresa de grande, médio ou pequeno porte, no ponto-de-venda todas têm acesso ao consumidor e aquela que investe em design de embalagem tem mais condições de se destacar e se tornar uma marca vencedora.

[Dados da ABRE – Associação Brasileira de Embalagens]

Veja também

Muitas novidades estarão na VP!21/09/16 Estamos na contagem regressiva para o XII Congresso Internacional de Nutrição Clínica e Funcional 2016. Nossos colaboradores trabalharam arduamente para que toda a estrutura física e de materiais para divulgação estejam prontos para este grande evento. O post de hoje é para aguçar a curiosidade de quem visitará a CháMais durante o evento da......
Novo site quantyvitta: FAZER SEU PEDIDO FICOU MUITO MAIS FÁCIL06/04/18 A QuantyVitta renovou o site!!! Agora o site tem um novo formato, uma plataforma de e-commerce, ou seja, na forma de loja virtual online, para que os revendedores porta a porta da QuantyVitta tenham mais facilidade para fazer seus pedidos, sem contar que......
Venha conhecer o Fiat Mobi na Fiat Botta!03/08/16 O Mobi completou sua gama na rede Fiat. Já está na Fiat Botta as versões do modelo mais aventureiras: Mobi Way e Mobi Way On. “Um carro urbano com uma pegada aventureira”. Essa é a denominação certa......

Voltar para Notícias