Aba 1

Postado em 19 de Junho às

A importância do design de embalagem

A embalagem é o principal elemento de conexão e de comunicação entre o consumidor, o produto e a marca. É um dos principais fatores que impulsionam a venda do produto. Se a embalagem não for condizente com o produto, não chamar a atenção de quem o compra, a chance do consumidor não perceber o produto é maior.
É pela embalagem que começa o contato mais próximo do cliente/consumidor com o produto. Mesmo antes de qualquer outra decisão, ele é impactado pela embalagem, e dela pode depender seu próximo passo. Por isso, é um dos principais fatores para a venda.
Entre os atributos mais facilmente perceptíveis gerados pelo design estão: praticidade, conveniência, facilidade de uso, conforto, segurança e proteção ao produto.

Além disso o design agrega valor aos produtos ao adequá-los de forma eficiente às necessidades e expectativas do consumidor e definir seu posicionamento correto no mercado. Estes valores podem ser emocionais, mas geram reflexos práticos bastante objetivos como percepção de funcionalidade, identidade, personalidade e, principalmente, fidelidade à marca.

Um estudo realizado pela CNI (Confederação Nacional das Indústrias) indica que 75% das empresas que investiram em design registraram aumentos em suas vendas, sendo que 41% também conseguiram reduzir os seus custos. A pesquisa mostrou ainda que entre produtos semelhantes, o consumidor acaba preferindo o que possui a embalagem mais atraente, bela e prática, estando inclusive disposto a experimentar uma marca nova se a embalagem desta possuir tais características, já que isso está diretamente relacionado à valorização da auto-estima do consumidor.

Mais recentemente, as pequenas e médias empresas também perceberam que podem e devem investir em design para serem competitivas. Mais do que isso, viram que design não é um serviço de luxo, ao contrário, trata-se de um serviço altamente especializado, com uma ótima relação custo x benefício e que pode ser facilmente incorporado ao seu cotidiano.

Seja a empresa de grande, médio ou pequeno porte, no ponto-de-venda todas têm acesso ao consumidor e aquela que investe em design de embalagem tem mais condições de se destacar e se tornar uma marca vencedora.

[Dados da ABRE – Associação Brasileira de Embalagens]

Veja também

Treinamento sobre Rotinas Trabalhistas!22/03/17 Nesta semana os líderes de setores do grupo Botta participaram de um treinamento sobre Rotinas Trabalhistas e Processo de Rescisão de Contrato de Trabalho. A capacitação foi ministrada pela Consultora em RH, Rita Poyer e a responsável pelo Departamento de RH do Grupo Botta, Kalianne Fiorini. Diversos assuntos foram abordados, entre eles: admissão, seleção,......
Prepare-se para o V Encontro de Nutrição Esportiva e Estética06/11/17 A CháMais estará presente no Encontro de Nutrição Esportiva e Estética. A quinta edição do evento o consagra como o maior evento de nutrição do sul do País. Nos dias 24 e 25 de......
Hilê se prepara para a 3ª Sipat!02/11/16 A Hilê Indústria de Alimentos está se preparando para realizar a 3ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). Com o tema “Somos conscientes, multiplicamos a......

Voltar para Notícias