Aba 1

Postado em 28 de Janeiro às 11h03

4 atitudes práticas para se acalmar nestes tempos tão polarizados

Está difícil encontrar quem não esteja constantemente nervoso ou pelo menos passando por momentos inquietantes no Brasil de hoje. Crise financeira, correria do dia a dia, trânsito, tudo. Muita gente à beira de um ataque de nervos, amigos e familiares brigando virtualmente e pessoalmente. O caos.

Ninguém merece viver assim, você há de convir. A tranquilidade é um bem precioso para preservarmos nossa saúde mental e, assim, conquistarmos qualidade de vida.

Conversamos com as psicólogas Analu Spada, Gabriela Malzyner e Marina Vasconcellos e organizamos seis atitudes práticas, que podem ser encaixadas até em um intervalinho que você se dê no trabalho, para se acalmar quando a coisa ficar complexa. Escolha as que mais tiverem a ver com você e não se esqueça: seu bem-estar vale mais do que as tretas.

Selecione o que quer ver nas redes sociais

Você não é obrigada a ver tudo que é postado por todos os seus contatos do Facebook ou do Instagram. Se as postagens de determinadas pessoas estiverem lhe fazendo mal e você não puder ou não quiser desfazer a amizade virtual com elas, coloque-as em modo soneca por 30 dias (caso ache que logo isso vai passar) ou deixe de segui-las (se perceber que o caso é mais grave). Você encontra estas opções clicando nos três pontinhos que ficam no canto superior direito de cada post.

Saia dos grupos muito agitados de Whatsapp

Mensagens que não acabam mais, gente se atacando gratuitamente e fake news nos piores momentos. Se este é o resumo de alguns dos grupos de que você faz parte no Whatsapp e eles não estiverem ajudando na sua saúde mental, simplesmente saia dos grupos. O ideal é mandar um aviso educado antes de efetivamente sair, para não causar pânico nem aumentar o risco de discórdia; escreva, numa boa, que não está em um bom momento para acompanhar tanta coisa e se desligue desta fonte inesgotável de dor de cabeça.

Faça exercícios de respiração consciente

Reserve cinco minutinhos no meio do caos (pode marcar o tempo no alarme do celular) para recuperar a calma por meio da respiração.

Pratique meditação rápida

Você não precisa de uma sala em tons pastel, roupas especiais e silêncio total para meditar: basta se desligar do mundo por um tempo e limpar sua mente. Se você já conhece técnicas de meditação, vá com elas; caso não conheça, conte com a ajuda de apps de meditação, que lhe guiarão lindamente neste caminho.

Fonte: MdeMulher

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